SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Development of protocols for monitoring psychotherapy over the Internet author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Um toco e um divã: reflexões sobre a espiritualidade na clínica etnopsicológica. Contextos Clínic [online]. 2015, vol.8, n.2, pp. 114-127. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2015.82.01.

O objetivo deste relato de experiência é refletir sobre a inserção prática do profissional de Psicologia em um terreiro de umbanda e compreender as especificidades do trabalho etnopsicológico clínico neste contexto. A partir da abordagem centrada na pessoa e da etnopsicologia, são trazidos relatos de atendimentos psicoterápicos desenvolvidos com três médiuns em uma comunidade umbandista. A discussão foi organizada em três eixos: (i) a construção do contexto de ajuda psicológica no terreiro: narrativa de uma experiência em acontecimento; (ii) reconhecimento da espiritualidade do profissional; (iii) reconhecimento da espiritualidade do cliente. Nos atendimentos realizados, a espiritualidade é valorizada e ouvida, possibilitando acessar o cliente e acolher seu universo de crenças e modos de ser, o que se alinha à sua história de vida como médium. Ampliar o escopo das intervenções e permitir que a dimensão da espiritualidade seja trabalhada na psicoterapia deve ser evocado na formação profissional, considerando-a um componente essencial da personalidade e incluindo-a, também, como recurso de saúde.

Keywords : espiritualidade; psicoterapia; umbanda.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License