SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Desenvolvimento de protocolos para acompanhamento de psicoterapia pela Internet índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Um toco e um divã: reflexões sobre a espiritualidade na clínica etnopsicológica. Contextos Clínic [online]. 2015, vol.8, n.2, pp. 114-127. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2015.82.01.

O objetivo deste relato de experiência é refletir sobre a inserção prática do profissional de Psicologia em um terreiro de umbanda e compreender as especificidades do trabalho etnopsicológico clínico neste contexto. A partir da abordagem centrada na pessoa e da etnopsicologia, são trazidos relatos de atendimentos psicoterápicos desenvolvidos com três médiuns em uma comunidade umbandista. A discussão foi organizada em três eixos: (i) a construção do contexto de ajuda psicológica no terreiro: narrativa de uma experiência em acontecimento; (ii) reconhecimento da espiritualidade do profissional; (iii) reconhecimento da espiritualidade do cliente. Nos atendimentos realizados, a espiritualidade é valorizada e ouvida, possibilitando acessar o cliente e acolher seu universo de crenças e modos de ser, o que se alinha à sua história de vida como médium. Ampliar o escopo das intervenções e permitir que a dimensão da espiritualidade seja trabalhada na psicoterapia deve ser evocado na formação profissional, considerando-a um componente essencial da personalidade e incluindo-a, também, como recurso de saúde.

Palavras-chave : espiritualidade; psicoterapia; umbanda.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License