SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Um toco e um divã: reflexões sobre a espiritualidade na clínica etnopsicológicaPlantão psicológico como estratégia de clínica ampliada na atenção básica em saúde índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Contextos Clínicos

versión impresa ISSN 1983-3482

Resumen

PIETA, Maria Adélia Minghelli; SIEGMUND, Gerson; GOMES, William B.  y  GAUER, Gustavo. Desenvolvimento de protocolos para acompanhamento de psicoterapia pela Internet. Contextos Clínic [online]. 2015, vol.8, n.2, pp. 128-140. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2015.82.02.

A psicoterapia pela Internet só é permitida a psicólogos do Brasil na forma de pesquisa, o que pode ser interpretado como um incentivo ao seu estudo. O objetivo deste estudo foi apresentar dois protocolos de acompanhamento de psicoterapia online desenvolvidos no Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No Estudo I, 8 psicólogas ofereceram 12 sessões de psicoterapia psicanalítica a 24 pacientes: (n=12) via Skype e (n=12) presencial. As médias altas no Working Alliance Inventory (WAI) e o decréscimo significativo nos escores do Outcome Questionnaire (OQ-45) nos dois grupos indicaram uma aliança terapêutica forte e resultados positivos em ambos os tipos de tratamento. Os temas definidos na análise temática de entrevistas semiestruturadas e grupo focal - presença, confiança, conexão, compreensão e participação do paciente - assinalaram uma relação terapêutica online positiva na percepção de terapeutas e pacientes. No estudo II, indivíduos (n=21) que receberam uma intervenção cognitivo-comportamental computadorizada para transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) mostraram-se satisfeitos com o programa e apresentaram diminuição nos escores da seção obsessiva do Yale-Brown Obsessive Compulsive Scale (Y-BOCS). Também foi encontrada uma diferença estatisticamente significativa na escala subjetiva de sintomas do TOC, tendo havido diminuição entre os módulos 1 e 2 e 2 e 3 do programa. A conclusão é a de que os Estudos I e II indicam possibilidades sobre de que maneira a psicoterapia online pode ser oferecida no Brasil e que resultados podem ser esperados.

Palabras clave : psicoterapia; tratamento; Internet; resultados.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License