SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Plantão psicológico como estratégia de clínica ampliada na atenção básica em saúdeClínica da cooperação: um caminho para a insurgência e a autonomia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

BREITENBACH, Ilciane Maria Sganzerla  e  LEVANDOWSKI, Daniela Centenaro. Grupo operativo com adolescentes que vivenciam a ausência paterna temporária: relato de experiência. Contextos Clínic [online]. 2015, vol.8, n.2, pp. 153-164. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2015.82.04.

A ausência paterna de caráter temporário é um tema pouco estudado, apesar de poder repercutir no funcionamento da família e no desenvolvimento individual. Esse estudo objetivou relatar as atividades desenvolvidas em um grupo operativo realizado com adolescentes do sexo feminino que vivenciavam a ausência paterna temporária, por motivo profissional, para discutir, refletir e conhecer as vivências, sentimentos e percepções das participantes diante das especificidades desse contexto familiar. O grupo também objetivou a troca de experiências e a descoberta de recursos emocionais para lidar com essa realidade. Foram realizados oito encontros semanais, em uma escola do interior do Rio Grande do Sul, no turno inverso à aula, com duração de 90 minutos cada. Participaram do grupo dez adolescentes de 14 a 16 anos. Percebeu-se a pequena participação dos pais em termos afetivos e na vida escolar das adolescentes, compensada nos momentos de retorno para casa por meio de permissividade e aquisição de bens materiais. As adolescentes demonstraram a assunção de responsabilidades e preocupações referentes à família, assim como a vivência de desafios e sentimentos de tristeza frente à realidade familiar. Entretanto, também apontaram alguns ganhos diante dessa condição. Considera-se que as atividades propostas foram válidas para atingir os objetivos do grupo, pois propiciaram a participação efetiva das adolescentes. Também se verifica a importância de um apoio psicológico à família com filhos adolescentes que vivem nessa condição.

Palavras-chave : adolescente; relações pai-filho; ausência paterna; grupo operativo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License