SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Grupo operativo com adolescentes que vivenciam a ausência paterna temporária: relato de experiênciaO uso do Mapa dos Cinco Campos no estudo da rede de apoio social e afetiva de crianças vítimas de abuso sexual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

OLIVEIRA, Vanessa Ribeiro de  e  FERREIRA, João Batista. Clínica da cooperação: um caminho para a insurgência e a autonomia. Contextos Clínic [online]. 2015, vol.8, n.2, pp. 165-172. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2015.82.05.

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a clínica da cooperação, estratégia de intervenção baseada no referencial teórico-prático da psicodinâmica do trabalho, que se propõe a mapear as relações entre saúde mental e trabalho. Trata-se de um artigo teórico-conceitual, embasado pela experiência dos autores na clínica da cooperação. Inicialmente, contextualiza-se o mundo do trabalho e a abordagem desse estudo. Em seguida, aborda-se o espaço de discussão e outras condições importantes para a realização dessa proposta de clínica. A clínica da cooperação é entendida como forma de potencializar os processos de mobilização dos trabalhadores, para que possibilitem experiências de autonomia e de transformação da organização do trabalho. Nessa perspectiva, busca-se apresentá-la como estratégia de intervenção micropolítica.

Palavras-chave : cooperação; trabalho; saúde mental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License