SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Cooperation clinic: a way for the insurgency and the autonomyIntercultural clinic: hearing the difference author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

NASCIMENTO, Danielly Bart do  and  ROSA, Edinete Maria. O uso do Mapa dos Cinco Campos no estudo da rede de apoio social e afetiva de crianças vítimas de abuso sexual. Contextos Clínic [online]. 2015, vol.8, n.2, pp. 173-184. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2015.82.06.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi verificar quais mudanças ocorreram na rede de apoio social e afetiva de um menino e uma menina vítimas de abuso sexual extrafamiliar após inserção em um Serviço de Enfrentamento à Violência e se, na percepção das crianças, o Serviço passou a compor sua rede de apoio social e afetiva após o período de investigação. Participaram da pesquisa, as crianças, seus pais, a Assistente Social e a Psicóloga do Serviço. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e da aplicação do Mapa dos Cinco Campos. A análise dos dados foi qualitativa e, como principal aporte teórico, utilizamos a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano. Dentre os principais resultados, estão a ampliação da rede de apoio social e afetiva e a melhora na qualidade das relações interpessoais das duas crianças. Após a participação no Serviço, o menino passou a apresentar interações mais frequentes e significativas com objetos presentes no ambiente do Serviço, e a menina passou a ter uma melhor qualidade na interação com as Técnicas, demonstrando efetividade na superação dos sinais do abuso.

Keywords : rede de apoio social e afetiva; Mapa dos Cinco Campos; abuso sexual.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License