SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Intercultural clinic: hearing the differenceMonogamy: winnicottian interpretations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

SANTO, Rosânia Ataíde Dourado  and  VANDENBERGHE, Luc. Campo e função dos sentimentos da terapeuta na relação terapêutica. Contextos Clínic [online]. 2015, vol.8, n.2, pp. 193-200. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2015.82.08.

O presente estudo aborda o papel dos sentimentos do terapeuta e como estes podem ser relevantes no processo terapêutico. Pretende-se verificar como a consideração cuidadosa dos sentimentos do terapeuta ajuda a fazer opções terapêuticas bem direcionadas. Para isso, momentos específicos de dois casos conduzidos de acordo com a psicoterapia analítica funcional são discutidos. A análise se concentra nos conceitos de T1 e T2 que caracterizam os comportamentos do terapeuta no modelo teórico da psicoterapia analítica funcional. Fragmentos dos casos são analisados para verificar como comportamentos improdutivos da terapeuta (T1) e comportamentos terapêuticos efetivos (T2) se relacionam com a discriminação dos sentimentos da terapeuta. O material ilustra que a observação dos sentimentos da terapeuta pode ajudar a detectar contingências problemáticas no relacionamento com o cliente e prevenir condutas terapêuticos ineficientes. Além disso, a discriminação adequada dos sentimentos que o cliente evoca na terapeuta pode ajudar na escolha de intervenções terapêuticas mais produtivas. Conclui-se que terapeutas devem cultivar uma atenção especial aos seus sentimentos, porque estes podem conter dicas sobre os problemas do cliente, podem esclarecer o que está ocorrendo na sessão e podem ajudar a atuar com sensibilidade.

Keywords : sentimentos; relação terapêutica; psicoterapia analítico funcional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License