SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Scope and function of the therapist's feelings in the therapeutic relationship author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

AMORIM, Patrícia Mafra; BELO, Fabio Roberto Rodrigues  and  MOREIRA, Giselle Gonçalves Mattos. Monogamia: interpretações winnicottianas. Contextos Clínic [online]. 2015, vol.8, n.2, pp. 201-209. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2015.82.09.

O objetivo deste artigo é desenvolver hipóteses sobre as relações entre o desenvolvimento psíquico e emocional tal como descrito por Winnicott e a monogamia. A monogamia pode ser interpretada como uma tentativa de retorno à situação originária, na qual a segurança proporcionada pela relação de dependência com a mãe é reencontrada. Nesse tipo de arranjo amoroso, tenta-se restabelecer sentimentos de segurança, exclusividade e necessidade do outro. Assim, propõe-se pensar a constituição de um casal como uma tentativa de fixarem-se como indispensáveis, recusando a transitoriedade e a transicionalidade do vínculo. Essa relação seria uma tentativa de nos poupar da angústia de não sermos amados e apaziguaria o excesso de excitação pulsional herdado dos carinhos iniciais dos primeiros cuidadores. É ainda possível pensar que a monogamia, por ser um modelo social impositivo, também facilite a instalação e a manutenção de falsos selves.

Keywords : monogamia; Winnicott; dependência materna.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License