SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Relato de intervenção precoce: acompanhamento de um bebê com a Síndrome de Prader-Willi índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Contextos Clínicos

versión impresa ISSN 1983-3482

Resumen

SCHMIDT, Beatriz; STAUDT, Ana Cristina Pontello  y  WAGNER, Adriana. Intervenções para promoção de práticas parentais positivas: uma revisão integrativa. Contextos Clínic [online]. 2016, vol.9, n.1, pp. 01-18. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2016.91.01.

O objetivo deste estudo foi conhecer e analisar as intervenções voltadas a promover práticas parentais positivas junto a pais de crianças, em situações de desenvolvimento normativo. Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa, mediante buscas nas bases PsycINFO, SciELO e PePSIC, considerando descritores preestabelecidos - práticas parentais positivas, intervenção, treinamento - e publicações entre os anos de 2005 e 2015. A partir dos critérios estabelecidos, encontrou-se 12 artigos. Constatou-se que as intervenções enfatizaram principalmente a promoção de práticas parentais positivas em famílias de status socioeconômico baixo, com predomínio da mãe como participante. As modalidades desenvolvidas foram: grupos com pais, visitas domiciliares e atendimento exclusivo à família em serviço de saúde. De maneira geral, as intervenções apresentaram resultados satisfatórios em relação aos objetivos propostos. Não foram identificados estudos brasileiros sobre a temática. A análise do cenário internacional a respeito das intervenções com foco na parentalidade positiva sugere a falta de investimento na promoção de saúde familiar.

Palabras clave : práticas parentais positivas; intervenção; treinamento; relações pais-criança; relações familiares.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License