SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Intervenções para promoção de práticas parentais positivas: uma revisão integrativaConjugalidade e casamentos de longa duração na literatura científica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Contextos Clínicos

versión impresa ISSN 1983-3482

Resumen

PEREIRA, Veronica Aparecida; RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim; APOLONIO, Caroline Olsen Rodrigues  y  BARBOSA, Luciene Antunes. Relato de intervenção precoce: acompanhamento de um bebê com a Síndrome de Prader-Willi. Contextos Clínic [online]. 2016, vol.9, n.1, pp. 19-31. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2016.91.02.

A Síndrome de Prader-Willi (SPW) tem origem genética, caracterizando-se por um quadro de hipotonia e distúrbios endócrinos que resulta em dificuldades motoras, obesidade, déficit cognitivo, hiperfagia e deficiência intelectual. Estudos têm descrito exames físicos e laboratoriais para o diagnóstico. Porém, são poucos os estudos sobre intervenções relatando melhora de qualidade de vida desses indivíduos. O presente estudo descreve um programa de intervenção precoce (PIP) realizado com um bebê com diagnóstico de SPW, aplicado do 4º ao 24º mês. O Inventário Portage Operacionalizado foi utilizado durante o PIP, mostrando-se efetivo para avaliação, planejamento e intervenção. Os resultados apontaram para um desempenho satisfatório em quatro das cinco áreas avaliadas, com necessidade de acompanhamento especializado na área de Linguagem. A boa adesão e responsividade materna mostraram-se fundamentais para o desenvolvimento do processo. Acompanhamento longitudinal mostrou-se eficiente e apontou para a necessidade de intervenções específicas.

Palabras clave : educação especial; Síndrome de Prader-Willi; intervenção precoce.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License