SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Relato de intervenção precoce: acompanhamento de um bebê com a Síndrome de Prader-WilliTecnoestresse e relação com a carreira, satisfação com a vida e interação trabalho-família: uma análise de gênero índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

ALVES-SILVA, Júnia Denise; SCORSOLINI-COMIN, Fabio  e  SANTOS, Manoel Antônio dos. Conjugalidade e casamentos de longa duração na literatura científica. Contextos Clínic [online]. 2016, vol.9, n.1, pp. 32-50. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2016.91.03.

Este estudo teve por objetivo apresentar uma revisão integrativa da literatura científica acerca dos processos de construção e transformação da conjugalidade na contemporaneidade, com destaque para os casamentos de longa duração. A revisão foi realizada nas bases LILACS, PePSIC e SciELO, no período de 2009 a 2015. Foram recuperados 18 artigos a partir dos critérios de inclusão preestabelecidos. Os resultados mostram que, dos artigos recuperados, 15 são estudos empíricos que utilizaram enfoques quantitativos e qualitativos. Verificou-se que não há consenso em relação à definição do casamento de longa duração, e são escassos os estudos específicos sobre esse arranjo conjugal. Destaca-se que tal dificuldade não se restringe à duração de um casamento em anos, mas perpassa a própria concepção de relacionamento conjugal que compartilhamos na contemporaneidade, caracterizado pela coexistência de características tradicionais e modernas, e pela diversidade nos modos de vivenciar a conjugalidade. Essas transformações têm sido atribuídas às mudanças do papel social da mulher e do relacionamento amoroso como pedra angular do casamento. As uniões conjugais passaram a ser entendidas como uma escolha individual baseada no amor, na amizade e no companheirismo. Torna-se necessário investigar os casamentos de longa duração para melhor compreender os processos recentes de transformação da conjugalidade.

Palavras-chave : conjugalidade; relações conjugais; casamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License