SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Marital relationships and long-term marriages in scientific literatureSexual abuse in childhood and their impact on sexual satisfaction for women victims in the age adult author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

CARLOTTO, Mary Sandra  and  WENDT, Guilherme Welter. Tecnoestresse e relação com a carreira, satisfação com a vida e interação trabalho-família: uma análise de gênero. Contextos Clínic [online]. 2016, vol.9, n.1, pp. 51-59. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2016.91.04.

O presente estudo buscou avaliar a diferença nas dimensões do tecnoestresse entre homens e mulheres, assim como possíveis associações de suas dimensões com a satisfação com a vida, com a carreira e com a interação trabalho-família. A amostra foi constituída por 247 sujeitos que utilizam tecnologias de informação e comunicação no trabalho, sendo a maioria deles mulheres (58,9%). Foram encontradas diferenças entre as dimensões de tecnoestresse em homens e mulheres, em que os homens relevaram maior descrença. Em relação à satisfação com a carreira, com a vida e com a interação entre trabalho e família, foram encontradas associações diferenciadas entre homens e mulheres. São discutidas as especificidades das variáveis associadas em relação aos dois grupos, bem como levantam-se hipóteses explicativas/elucidativas para os achados. Implicações para a prática e limitações da investigação são também apresentadas.

Keywords : tecnoestresse; satisfação com a vida; interação trabalho-família; diferenças de gênero.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License