SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Conjugalidade e casamentos de longa duração na literatura científicaAbuso sexual na infância e suas repercussões na satisfação sexual na idade adulta de mulheres vítimas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

CARLOTTO, Mary Sandra  e  WENDT, Guilherme Welter. Tecnoestresse e relação com a carreira, satisfação com a vida e interação trabalho-família: uma análise de gênero. Contextos Clínic [online]. 2016, vol.9, n.1, pp. 51-59. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2016.91.04.

O presente estudo buscou avaliar a diferença nas dimensões do tecnoestresse entre homens e mulheres, assim como possíveis associações de suas dimensões com a satisfação com a vida, com a carreira e com a interação trabalho-família. A amostra foi constituída por 247 sujeitos que utilizam tecnologias de informação e comunicação no trabalho, sendo a maioria deles mulheres (58,9%). Foram encontradas diferenças entre as dimensões de tecnoestresse em homens e mulheres, em que os homens relevaram maior descrença. Em relação à satisfação com a carreira, com a vida e com a interação entre trabalho e família, foram encontradas associações diferenciadas entre homens e mulheres. São discutidas as especificidades das variáveis associadas em relação aos dois grupos, bem como levantam-se hipóteses explicativas/elucidativas para os achados. Implicações para a prática e limitações da investigação são também apresentadas.

Palavras-chave : tecnoestresse; satisfação com a vida; interação trabalho-família; diferenças de gênero.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License