SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Tecnoestresse e relação com a carreira, satisfação com a vida e interação trabalho-família: uma análise de gêneroPrivações afetivas e relações de vínculo: psicoterapia de uma criança institucionalizada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Contextos Clínicos

versión impresa ISSN 1983-3482

Resumen

KRINDGES, Cris Aline; MACEDO, Davi Manzini  y  HABIGZANG, Luísa Fernanda. Abuso sexual na infância e suas repercussões na satisfação sexual na idade adulta de mulheres vítimas. Contextos Clínic [online]. 2016, vol.9, n.1, pp. 60-71. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2016.91.05.

Objetivou-se realizar uma revisão narrativa da literatura a respeito de abuso sexual na infância (ASI) e suas repercussões na satisfação sexual na idade adulta de mulheres vítimas. Sabe-se que o ASI é fator importante na etiologia de transtornos psicológicos, contudo, suas repercussões para a sexualidade adulta são pouco discutidas na literatura nacional. Neste artigo, são apresentadas as principais contribuições da literatura científica para a compreensão dessa relação. Na ausência de relações de causalidade, aponta-se a influência de variáveis mediadoras entre o ASI e a satisfação sexual na idade adulta, tais como: características do abuso sexual, estratégias de coping utilizadas pelas vítimas, emoções e cognições associadas ao trauma, mecanismos de resposta ao estresse e componentes do funcionamento sexual. Implicações clínicas acerca do impacto da vitimização sexual na infância sobre a capacidade de estabelecimento e manutenção de relações íntimas e saudáveis na vida adulta são discutidas.

Palabras clave : abuso sexual na infância; satisfação sexual; mulheres vítimas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License