SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Abuso sexual na infância e suas repercussões na satisfação sexual na idade adulta de mulheres vítimasPsicoterapia breve psicodinâmica de caso grave de depressão em serviço-escola: limites e alcance índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Contextos Clínicos

versión impresa ISSN 1983-3482

Resumen

FEIJO, Luan Paris  y  OLIVEIRA, Débora Silva de. Privações afetivas e relações de vínculo: psicoterapia de uma criança institucionalizada. Contextos Clínic [online]. 2016, vol.9, n.1, pp. 72-85. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2016.91.06.

O presente artigo investigou o impacto das privações afetivas para o vínculo com as figuras parentais, para a relação terapeuta-paciente e para a atividade lúdica de uma criança em situação de acolhimento institucional. Desse modo, o método utilizado foi de um estudo de caso único, de caráter qualitativo e delineamento longitudinal. Para a compreensão do caso, foi realizada a análise de conteúdo com base nos registros das sessões dialogadas. Os resultados revelaram que as privações afetivas projetadas pelo paciente representaram o impacto dos rompimentos de vínculos, perpassando para as demais relações interpessoais. As vivências das privações afetivas foram traumáticas e, inicialmente, excederam a capacidade de simbolização, não conseguindo o paciente colocar em palavras essas vivências, e, com isso, gerando diferentes fantasias de castigo, morte, privação e fantasia de superação. Através do processo psicoterapêutico, percebeu-se a necessidade de promover o cuidado, a continência e a sustentação, os quais foram possibilitados na relação com o terapeuta. Por fim, através da brincadeira na psicoterapia, houve a possibilidade de um espaço para a representação da dinâmica de funcionamento do paciente e para a interpretação do que se passava em seu mundo interno, incrementando, assim, sua capacidade simbólica. Dessa forma, demonstrou-se a necessidade de estudar o tema, para melhor compreensão do caso clínico. Por fim, considera-se que são essenciais intervenções psicológicas para um desenvolvimento saudável, bem como um maior número de pesquisas sistemáticas nesse contexto.

Palabras clave : criança institucionalizada; psicoterapia; relações de vínculo; privações afetivas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License