SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Privações afetivas e relações de vínculo: psicoterapia de uma criança institucionalizadaIntervenção psicossocial com o adulto autor de violência sexual intrafamiliar contra crianças e adolescentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Contextos Clínicos

versión impresa ISSN 1983-3482

Resumen

ROCHA, Glaucia Mitsuko Ataka da et al. Psicoterapia breve psicodinâmica de caso grave de depressão em serviço-escola: limites e alcance. Contextos Clínic [online]. 2016, vol.9, n.1, pp. 86-97. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2016.91.07.

O objetivo deste trabalho foi estudar limites e alcances do atendimento de um caso grave de depressão em serviço-escola de Psicologia. Para tanto, foi avaliada a mudança de um paciente do sexo masculino, adulto, com diagnóstico de depressão grave, ao longo do processo de psicoterapia breve psicodinâmica, com duração de um ano (23 sessões). Os instrumentos utilizados foram: Inventário de Depressão de Beck, Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada de Autorrelato e o método do Tema Central de Relacionamento Conflituoso. As avaliações aconteceram em três momentos: início da psicoterapia, meio do processo e final. Os sintomas de depressão mantiveram-se estáveis nas medidas de início e final, com piora após as férias. Houve melhora na adequação das respostas no setor Afetivo-Relacional, o que mudou a eficácia adaptativa de Ineficaz Grave, no início da psicoterapia, para Ineficaz Severa, ao final. Os resultados são discutidos considerando-se a gravidade do caso e os recursos do paciente e do psicoterapeuta, em contexto institucional.

Palabras clave : psicologia clínica; formação profissional; avaliação de mudança em psicoterapia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License