SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Psicoterapia breve psicodinâmica de caso grave de depressão em serviço-escola: limites e alcanceA psicanálise vincular e a preparação de crianças para a adoção: uma proposta terapêutica e interdisciplinar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Contextos Clínicos

versión impresa ISSN 1983-3482

Resumen

MENESES, Fernanda Figueiredo Falcomer et al. Intervenção psicossocial com o adulto autor de violência sexual intrafamiliar contra crianças e adolescentes. Contextos Clínic [online]. 2016, vol.9, n.1, pp. 98-108. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2016.91.08.

O texto tem como objetivo apresentar um relato de experiência de intervenção psicossocial grupal para adultos autores de violência sexual intrafamiliar contra crianças e adolescentes. O atendimento à pessoa que comete violência está previsto no Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, e requer das instituições e da sociedade uma mudança de paradigma, em relação a punir versus tratar. A intervenção se passa em uma unidade pública de saúde, a equipe é formada por um psicólogo, duas psicólogas, uma assistente social e um psiquiatra. Descreve-se uma experiência grupal ocorrida em 2014, que contou com dezessete participantes, e idades entre 27 e 71 anos. O fluxo do atendimento inclui: entrevista individual inicial, entrevista familiar, entrevista psiquiátrica, e as sessões grupais, em número de nove, com duração de duas horas cada. Os temas presentes nas sessões são: avaliação e incremento da autoestima; responsabilização pelo sofrimento perpetrado a outrem; enfrentamento da ação violenta; reflexão sobre a criação de vínculos e intimidade com outras pessoas; presença de fantasias sexuais envolvendo crianças e /ou adolescentes; recuperação do processo de comportamentos que se sucedem antes da ofensa sexual; construção de estratégias para evitar novas situações de violência sexual e elaboração de projeto de futuro de vida. O limite do texto está na ausência de outras experiências narradas em contexto brasileiro que possibilitasse discussão mais ampla. No entanto, busca-se a presença do escopo da interseção de diferentes saberes, como o Direito, a Psicologia, a Psiquiatria e o Serviço Social.

Palabras clave : abuso sexual; vitimização; crime; agressões sexuais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License