SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Intervenção psicossocial com o adulto autor de violência sexual intrafamiliar contra crianças e adolescentesFragilidade narcísica na adolescência: a caveira mexicana como paradoxo da vida e da morte índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Contextos Clínicos

versión impresa ISSN 1983-3482

Resumen

GOMES, Isabel Cristina  y  LEVY, Lidia. A psicanálise vincular e a preparação de crianças para a adoção: uma proposta terapêutica e interdisciplinar. Contextos Clínic [online]. 2016, vol.9, n.1, pp. 109-117. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2016.91.09.

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre o uso da psicoterapia psicanalítica vincular em um contexto de preparação de crianças para uma adoção. Por meio do relato de um caso, será comentada a utilização desse referencial no atendimento conjunto a duas irmãs encaminhadas pela justiça para um serviço-escola, com um duplo propósito: avaliar a inclusão de ambas em uma família adotiva e ajudá-las a elaborar o trauma de devoluções anteriores. Concluiu-se que a utilização do enquadre e da escuta psicanalítica na preparação de crianças para a adoção demonstrou sua eficiência no sentido de oferecer um espaço para a elaboração das angústias envolvidas nesse tipo de processo.

Palabras clave : vínculo fraterno; Psicanálise Vincular; adoção.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License