SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1A psicanálise vincular e a preparação de crianças para a adoção: uma proposta terapêutica e interdisciplinarAo escrever, inscreve-se um sujeito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

GRIGORIEFF, Alexandra Garcia. Fragilidade narcísica na adolescência: a caveira mexicana como paradoxo da vida e da morte. Contextos Clínic [online]. 2016, vol.9, n.1, pp. 118-123. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2016.91.10.

A adolescência é um período do ciclo vital marcado pela administração de demandas pulsionais, biológicas e sociais, as quais exigem um intenso trabalho psíquico. A temática da identidade gera momentos instáveis, já que estão ocorrendo ressignificações da conflitiva edípica e é necessário o desprendimento do lugar de criança. Diante de tais considerações, é esperada a fragilidade do narcisismo do adolescente, já que o processo de constituição do ideal de Eu está se consolidando. É imprescindível considerar a linha tênue entre a fragilidade narcísica, inerente à adolescência, e o desamparo evidenciado pelo traumático. Assim, este artigo objetivou explorar o processo de constituição do Eu e as possíveis consequências de um Eu fragilizado na adolescência. Para tal, optou-se por um método qualitativo de revisão bibliográfica e de discussão de vinhetas clínicas, resultando em uma problematização teórico-clínica. Pode-se concluir que falhas ocorridas na constituição psíquica do sujeito adquirem um incremento na adolescência, exigindo um trabalho psíquico elaborativo nessa fase de vida. Dessa forma, a escuta psicanalítica apresenta-se como ferramenta de investigação de complexidades da adolescência, possibilitando a elaboração do traumático.

Palavras-chave : adolescência; narcisismo; psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License