SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Fragility narcissistic in adolescence: the mexican skull as paradox of life and deathAdolescents on contemporaneity: subjective unfolding about divestment on virtual author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

FARINON, Salue Josielen  and  MENDES, Rudimar. Ao escrever, inscreve-se um sujeito. Contextos Clínic [online]. 2016, vol.9, n.1, pp. 124-132. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2016.91.11.

Este artigo tem por objetivo buscar elementos que sustentem a investigação sobre a função da escrita, como recurso terapêutico no tratamento da psicose, considerando por questão central o que o sujeito da psicose tem a dizer através da escrita. Valendo-se do método psicanalítico, constata-se a possibilidade de se movimentar pelas vias de acesso ao inconsciente. Este trabalho é de caráter exploratório, no qual a coleta de dados foi feita a partir da participação da pesquisadora e também coordenadora de uma Oficina de Escrita em um CAPS I, fazendo uso da produção textual de uma usuária, do diário metapsicológico de campo e da escuta singularizada para a construção de um estudo de caso de psicose paranoica. Tem-se por referencial teórico os estudos freudo-lacanianos, bem como autores contemporâneos que nos propõem um entendimento diferencial da clínica da psicose e da escrita enquanto dispositivo de emergência subjetiva. O levantamento bibliográfico e a análise de falas estimularam a compreensão da função da escrita na vivência da usuária da saúde mental em relação a seu sinthoma. Dessa forma, pôde-se constatar que a escrita, no caso estudado, proporcionou a inscrição do sujeito da psicose, facilitando a construção de laços e favorecendo o reconhecimento enquanto portador de uma fala.

Keywords : psicose paranoica; escrita; saúde mental; psicanálise.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License