SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Relações entre qualidade de vida e diabetes mellitus tipo 1 na adolescência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

CERQUEIRA-SANTOS, Elder; SILVA, Bruno Brito; RODRIGUES, Hênio dos Santos  e  SANTOS, Lizandra dos. Homofobia internalizada e satisfação conjugal em homens e mulheres homossexuais. Contextos Clínic [online]. 2016, vol.9, n.2, pp. 148-158. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2016.92.01.

O objetivo deste estudo é analisar a capacidade preditiva da homofobia internalizada, da religiosidade e de variáveis sociodemógraficas na satisfação conjugal homossexual, com o intuito de proporcionar discussões profícuas sobre a temática, levando à possibilidade da diminuição do estigma que se faz presente no imaginário social acerca das relações homossexuais. Trata-se de um estudo quantitativo com 94 sujeitos homossexuais de ambos os sexos em relacionamento conjugal. As variáveis analisadas foram relacionamento conjugal e homofobia internalizada, utilizando as escalas GRIMS e a escala de Homofobia Internalizada, além de dados sobre sexualidade e religiosidade. Foi encontrada correlação significativa entre homofobia internalizada e satisfação conjugal dos casais homossexuais. Levanta-se a hipótese de que a homofobia internalizada diminui a satisfação conjugal dos casais do mesmo sexo, pois a própria não aceitação do grupo de pertença, característica do indivíduo que vivencia a homofobia internalizada, não permite com que este viva com plenitude seu relacionamento.

Palavras-chave : homofobia; conjugalidade; preconceito.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License