SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Internalized homophobia and marital satisfaction among male and female homosexualsAffective temperament and the caretaking of cancer inpatients: implications to psychological wellbeing and perceived burden author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

GRECO-SOARES, Juliana Prytula  and  DELL'AGLIO, Débora Dalbosco. Relações entre qualidade de vida e diabetes mellitus tipo 1 na adolescência. Contextos Clínic [online]. 2016, vol.9, n.2, pp. 159-167. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2016.92.02.

O impacto do diabetes na qualidade de vida de adolescentes se dá desde o diagnóstico até a manutenção do tratamento, podendo interferir nas relações sociais e no desenvolvimento. Este estudo investigou a qualidade de vida em adolescentes com diabetes mellitus tipo 1, observando também sintomas como ansiedade, depressão e estresse, e sua associação com a adesão ao tratamento, autocuidado e variáveis sociodemográficas. Participaram 122 adolescentes com diagnóstico de diabetes mellitus tipo 1, com idades entre 12 e 18 anos (M=14,71; ±1,77), sendo 56,6% do sexo masculino, que responderam instrumentos de autorrelato. Quatro variáveis conjuntamente explicaram 55,9% da variância da qualidade de vida desses adolescentes: sintomas de ansiedade, depressão e estresse; adesão ao tratamento; número de internações; e autocuidado. Os achados deste estudo destacam o impacto dos sintomas psicológicos e a importância da adesão ao tratamento e das atividades de autocuidado na qualidade de vida de adolescentes com diabetes mellitus tipo 1.

Keywords : diabetes mellitus tipo 1; adolescentes; qualidade de vida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License