SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Relations between quality of life and type 1 diabetes mellitus on teenagersThe crossing of mother histories in the relationship with teenage offspring and sexuality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

FERREIRA, Renata Alexandre; IGNACHEWSKI, Suzane Busatta  and  CARVALHO, Hudson W. de. Temperamento afetivo e o cuidado de pacientes oncológicos internados: repercussões para o bem-estar psicológico e percepção de sobrecarga. Contextos Clínic [online]. 2016, vol.9, n.2, pp. 168-177. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2016.92.03.

O presente estudo visou contribuir para o entendimento da relação entre temperamento e o cuidado de pacientes oncológicos por meio do exame da prevalência de tipos temperamentais e a das associações destes com medidas de bem-estar psicológico e percepção de sobrecarga em uma amostra de cuidadores principais de pacientes oncológicos internados. Participaram do estudo 53 cuidadores (45 mulheres) que responderam voluntariamente a questionários que avaliavam indicadores sócio-demográficos, temperamentais e pertinentes ao bem-estar psicológico e à sobrecarga relacionada ao cuidado do paciente. Os resultados mostraram maior prevalência de temperamentos estáveis entre os cuidadores avaliados (56,6%) e que os tipos estáveis apresentaram associações positivas com bem-estar psicológico e percepção de sobrecarga relacionada ao cuidado de pacientes (t > 2,0; p < 0,05). Cuidadores com temperamento estável apresentam melhores indicadores de ajustamento psicológico, e o temperamento parece ser uma variável importante na designação da pessoa que assumirá o papel do cuidador principal do paciente oncológico.

Keywords : temperamento; cuidador principal; pacientes oncológicos; bem-estar psicológico; avaliação psicológica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License