SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Affective temperament and the caretaking of cancer inpatients: implications to psychological wellbeing and perceived burdenInhibitory control and impulsivity in eating disorders: systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

SAVEGNAGO, Sabrina Dal Ongaro  and  ARPINI, Dorian Mônica. Atravessamentos das histórias maternas na relação com filhos(as) adolescentes e a sexualidade. Contextos Clínic [online]. 2016, vol.9, n.2, pp. 178-193. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2016.92.04.

Este artigo tem como objetivo refletir a respeito do diálogo sobre sexualidade, a partir do olhar de mães de adolescentes, apresentando tanto a forma como as participantes relataram ter vivenciado essa questão durante sua própria adolescência quanto o modo como elas afirmaram tratar essa temática com seus/suas filhos(as) adolescentes. O estudo foi de caráter qualitativo, e as técnicas utilizadas foram os grupos focais e as entrevistas semiestruturadas. Os resultados, após Análise de Conteúdo, indicam que a maioria das participantes teve um passado marcado por silenciamentos, tabus e traumas em relação à questão da sexualidade. Muitas delas destacaram suas tentativas para não reproduzir o modelo familiar, ou seja, rompendo com o silêncio em relação ao tema e procurando abordá-lo com seus filhos e filhas. Salienta-se, assim, que, apesar de por vezes não sentirem-se preparadas para abordar o tema da sexualidade com os(as) filhos(as), as mães parecem estar se esforçando para superar a forma como essa experiência foi vivenciada por elas.

Keywords : adolescente; família; sexualidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License