SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Atravessamentos das histórias maternas na relação com filhos(as) adolescentes e a sexualidadeCoping religioso de pessoas em psicoterapia: um estudo preliminar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

TERROSO, Lauren Bulcão  e  ALMEIDA, Rosa Maria Martins de. Impulsividade e controle inibitório nos transtornos alimentares: revisão sistemática. Contextos Clínic [online]. 2016, vol.9, n.2, pp. 195-201. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2016.92.05.

Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura acerca da relação entre impulsividade e controle inibitório nos transtornos alimentares. Para tanto, foi realizada uma busca de artigos científicos nos idiomas inglês, português ou espanhol, nas seguintes bases de dados: Web of Science, Scopus e PubMed. Foram encontrados 48 artigos para compor o presente estudo. Foram examinadas diferenças nas comparações entre os tipos de TA no que tange a impulsividade e distinções entre homens e mulheres no que se refere a essas características. A maioria dos estudos destacou que a impulsividade é uma característica presente nos comportamentos de purga e compulsão alimentar, sendo que, quanto mais impulsivo o sujeito, maior a probabilidade de manifestarem esse tipo de conduta. Assim, de acordo com esses resultados, verificou-se que a impulsividade não diferencia o diagnóstico do TA, e sim o seu subtipo de apresentação.

Palavras-chave : transtornos alimentares; impulsividade; controle inibitório.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License