SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Coping religioso de pessoas em psicoterapia: um estudo preliminarIntervenção psicológica em grupo para pacientes com diagnóstico de transtorno bipolar: uma revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

RIBEIRO, Fernanda de Almeida et al. Comportamento antissocial em usuários de cocaína-crack. Contextos Clínic [online]. 2016, vol.9, n.2, pp. 216-224. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2016.92.07.

Comorbidades associadas ao uso de cocaína-crack são um desafio para quem trabalha em serviços psiquiátricos com esta população, entretanto poucos estudos analisam o efeito destas comorbidades nos usuários. OBJETIVO: Comparar usuários de cocaína-crack com a população geral em relação ao comportamento antissocial. MÉTODO: Estudo transversal, quantitativo e descritivo com uma amostra de 971 adultos de 18-59 anos, escolhidos por conveniência, divididos em dois grupos - usuários de cocaína-crack e população geral. Para acessar aspectos psicopatológicos foi utilizado a escala Adult Self-report (ASR). RESULTADOS: Uma análise estatística de associação realizada através do teste Qui Quadrado mostra uma relação significativa entre usuários de cocaína-crack e comportamento antissocial (p = 0.001). Uma análise de regressão logística binária pelo método backward gerou um modelo com características associadas à gravidade do uso de cocaína-crack: homens, adultos com idades entre 30 e 39 anos, com baixa escolaridade e classificação clínica para problemas de personalidade antissocial (OR = 14.466). CONCLUSÕES: Os resultados encontrados enfatizam a importância da detecção precoce do comportamento antissocial em associação com o uso de cocaína-crack para uma possível melhora do tratamento e um melhor prognóstico.

Palavras-chave : cocaína-crack; comportamento antissocial; psicopatologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License