SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Comportamento antissocial em usuários de cocaína-crackTranstorno dismórfico corporal: revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

COSTA, Roberta Seles da; SANTOS, Deivid Regis dos  e  SOARES, Maria Rita Zoéga. Intervenção psicológica em grupo para pacientes com diagnóstico de transtorno bipolar: uma revisão da literatura. Contextos Clínic [online]. 2016, vol.9, n.2, pp. 225-239. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2016.92.08.

A Psicologia tem oferecido contribuições para aprimorar a intervenção clínica destinada às pessoas com Transtorno Bipolar (TB). O objetivo deste artigo consistiu em realizar uma revisão da literatura acerca de intervenções em grupo realizadas no Brasil voltadas às pessoas com esse diagnóstico. Realizou-se uma busca nas bases de dados Scielo, Banco de Teses e Dissertações, PsycNet e Pubmed. Os descritores selecionados foram: Transtorno Bipolar e Intervenção; Transtorno Bipolar e Grupo; Transtorno Bipolar e Psicoeducação. Nas bases internacionais, adicionou-se o termo "Brasil" nas combinações mencionadas. Foram recuperados 8 estudos, e o principal tema abordado foi a psicoeducação (PE). A partir da análise dos estudos, identificaram-se informações pertinentes relacionadas a dois aspectos: sessões (quantidade, duração, temática abordada, profissionais responsáveis pela condução do grupo, periodicidade das sessões e do follow-up, a abordagem psicológica de referência e quais tipos de registro foram utilizados), participantes (quantidade total, o sexo e a faixa etária dos mesmos, critérios de inclusão e de exclusão e os instrumentos aplicados). Tal levantamento evidenciou a necessidade de o psicólogo identificar as demandas da população atendida e estabelecer planos de intervenção de acordo com as mesmas, auxiliando pacientes no desenvolvimento de comportamentos que permitam a atuação de modo mais eficaz frente às adversidades relacionadas ao quadro clínico em questão.

Palavras-chave : Transtorno Bipolar; Intervenção psicológica; Psicoeducação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License