SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Group psychological intervention for patients diagnosed with bipolar disorder: a bibliographic revisionThe word as a social bond in the clinic of psychodynamics of work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

BONFIM, Grazielle Willian; NASCIMENTO, Isabela Peres Cordeiro  and  BORGES, Nicodemos Batista. Transtorno dismórfico corporal: revisão da literatura. Contextos Clínic [online]. 2016, vol.9, n.2, pp. 240-252. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2016.92.09.

O Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) é caracterizado por um comportamento perceptivo distorcido em relação à imagem corporal e uma preocupação com um defeito imaginário na aparência ou inquietação exagerada em relação a imperfeições corporais identificadas. O objetivo desta pesquisa foi revisar a literatura sobre os tratamentos psicológicos para o TDC, propostas de intervenção, as temáticas que foram abordadas, tipos de pesquisa e delineamentos escolhidos, por meio da análise da produção científica indexada às bases de dados Bireme e Pubmed. Foram analisados 83 artigos sobre o tema, sendo que as pesquisas descritivas correspondem a 73% da amostra, enquanto as pesquisas experimentais equivalem a 27%. Dentre estas, foi possível observar que apresentam delineamentos distintos, sendo predominantes as pesquisas com grupo controle. Em relação às temáticas que foram abordadas pelos artigos, nota-se que a maioria se propôs a fazer comparações entre indivíduos diagnosticados com TDC com grupos controles (24%) e a explorar a caracterização do TDC (23%). Permanecem algumas questões a serem exploradas, como o tratamento mais adequado e a epidemiologia.

Keywords : imagem corporal; revisão sistemática; transtorno dismórfico corporal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License