SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Intervenção psicológica em grupo para pacientes com diagnóstico de transtorno bipolar: uma revisão da literaturaA palavra como laço social na clínica psicodinâmica do trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

BONFIM, Grazielle Willian; NASCIMENTO, Isabela Peres Cordeiro  e  BORGES, Nicodemos Batista. Transtorno dismórfico corporal: revisão da literatura. Contextos Clínic [online]. 2016, vol.9, n.2, pp. 240-252. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2016.92.09.

O Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) é caracterizado por um comportamento perceptivo distorcido em relação à imagem corporal e uma preocupação com um defeito imaginário na aparência ou inquietação exagerada em relação a imperfeições corporais identificadas. O objetivo desta pesquisa foi revisar a literatura sobre os tratamentos psicológicos para o TDC, propostas de intervenção, as temáticas que foram abordadas, tipos de pesquisa e delineamentos escolhidos, por meio da análise da produção científica indexada às bases de dados Bireme e Pubmed. Foram analisados 83 artigos sobre o tema, sendo que as pesquisas descritivas correspondem a 73% da amostra, enquanto as pesquisas experimentais equivalem a 27%. Dentre estas, foi possível observar que apresentam delineamentos distintos, sendo predominantes as pesquisas com grupo controle. Em relação às temáticas que foram abordadas pelos artigos, nota-se que a maioria se propôs a fazer comparações entre indivíduos diagnosticados com TDC com grupos controles (24%) e a explorar a caracterização do TDC (23%). Permanecem algumas questões a serem exploradas, como o tratamento mais adequado e a epidemiologia.

Palavras-chave : imagem corporal; revisão sistemática; transtorno dismórfico corporal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License