SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Body dysmorphic disorder: literature reviewChild and adolescent sexual abuse: a systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

GOMEZ, Victoria Ayelén; MENDES, Ana Magnólia; CHATELARD, Daniela Scheinkman  and  CARVALHO, Isalena Santos. A palavra como laço social na clínica psicodinâmica do trabalho. Contextos Clínic [online]. 2016, vol.9, n.2, pp. 253-264. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2016.92.10.

A clínica do trabalho vem se fortalecendo pela diversidade de formas e abordagens. No Brasil, seu desenvolvimento acompanhou, principalmente, a divulgação do enfoque teórico e metodológico da Psicodinâmica do Trabalho. A condução clínica no trabalho tem como propósito a emancipação e a construção de laços afetivos, além do desejo de resgatar a capacidade de pensar sobre o sofrimento no trabalho e seu compartilhamento com o coletivo de trabalhadores. No entanto, o contexto de trabalho pautado nos modelos de gestão neotayloristas ensina que não se fale o que se sente ou se vivencia. Existem angústias difíceis de nomear no ambiente laboral, e isso se deve à impossibilidade de sua expressão. Este artigo tem como objetivo discutir o poder da fala na clínica do trabalho como instrumento político, bem como refletir sobre o papel e a posição do clínico do trabalho. A palavra tem um poder de inscrever no simbólico o que escapa ao controle e permite, assim, a elaboração-perlaboração dos eventos; dessa forma, fundamenta-se que a palavra provoca afeto e desbanaliza as injustiças, bem como possibilita a elaboração do que faz sofrer. Destaca-se, ainda, que tal processo é viabilizado pela posição do clínico, que deve estar preparado para receber o que lhe vai ser depositado pelo sujeito.

Keywords : clínica psicodinâmica; trabalho; escuta qualificada.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License