SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2A palavra como laço social na clínica psicodinâmica do trabalhoInfluências da psicanálise neofreudiana na psicoterapia de Carl Rogers índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

SUFREDINI, Francieli; MORE, Carmen Leontina Ojeda Ocampo  e  KRENKEL, Scheila. Abuso sexual infanto-juvenil na perspectiva das mães: uma revisão sistemática. Contextos Clínic [online]. 2016, vol.9, n.2, pp. 265-278. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2016.92.11.

As mães têm um importante papel no prognóstico da violência sexual infanto-juvenil. Este estudo teve por objetivo apresentar uma revisão sistemática da literatura sobre o abuso sexual infanto-juvenil, na perspectiva das mães de crianças e adolescentes envolvidos. O levantamento bibliográfico dos artigos empíricos brasileiros foi realizado nas bases de dados LILACS, PePSIC, SciELO, Index Psi, RedAlyc e Scopus, relativo ao período de 2005 a 2015. Utilizaram-se os descritores "abuso sexual", "violência sexual", "mães" e "família". Foram encontrados 227 estudos, dos quais 18 deles fizeram parte do corpus analítico deste artigo. Os resultados apontaram para o predomínio de estudos qualitativos com a utilização de entrevista semiestruturada. Dentre os temas, destacaram-se o abuso como fenômeno transgeracional, reações maternas frente aos abusos sexuais vivenciados por seus filhos, consequências da revelação do abuso para as mães e seus relacionamentos, e suporte materno e estratégias de enfrentamento. Os achados mostraram a necessidade da realização de pesquisas longitudinais que evidenciem as repercussões da revelação no contexto dos vínculos familiares e relacionais das mães, utilizando instrumentos complementares, como inventários, Genograma e Mapa de Redes.

Palavras-chave : abuso sexual infantil; violência sexual; mães; infância; adolescência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License