SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Terapia de exposição com realidade virtual para transtorno de estresse pós-traumático para bancários: um estudo de caso com o banco virtual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

DURGANTE, Helen Bedinoto. Qualidade metodológica de programas de intervenção baseados em fortalezas na américa latina: uma revisão sistemática da literatura. Contextos Clínic [online]. 2017, vol.10, n.1, pp. 02-22. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2017.101.01.

Esta revisão sintetizou sistematicamente informações sobre programas de intervenção baseados em fortalezas, para adultos, conduzidos na América Latina, e resumiu o atual corpo de evidências disponíveis sobre a qualidade metodológica, eficácia e/ou efetividade desses programas, bem como as implicações dos resultados para futuras pesquisas e práticas baseadas em evidências em Psicologia. Buscas foram feitas nos bancos Medline, Scopus e PsycINFO (sem restrição cronológica) por artigos empíricos sobre programas de intervenção baseados em fortalezas. Ao todo, 15 estudos foram incluídos e avaliados quanto à qualidade metodológica. As intervenções selecionadas focaram em assertividade, empatia, enfrentamento positivo do estresse, perdão, gratidão, otimismo e resiliência. Os resultados revelaram que 100% dos estudos identificou algum tipo de efeito positivo após a intervenção. No entanto, a qualidade metodológica dos estudos mostrou uma variedade de falhas. Apenas 46% dos estudos alcançou alta qualidade, e dois estudos utilizaram delineamento experimental (randomização). Implicações para futuras pesquisas sobre avaliação de resultados de intervenção são discutidas.

Palavras-chave : psicologia positiva; qualidade metodológica; programa de intervenção.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License