SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Qualidade metodológica de programas de intervenção baseados em fortalezas na américa latina: uma revisão sistemática da literaturaPsicoterapia mãe-bebê: uma intervenção no contexto da prematuridade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

DONAT, Julia Candia; BARBOSA, Marcio Englert; SILVA, Gustavo Ramos  e  KRISTENSEN, Christian Haag. Terapia de exposição com realidade virtual para transtorno de estresse pós-traumático para bancários: um estudo de caso com o banco virtual. Contextos Clínic [online]. 2017, vol.10, n.1, pp. 23-32. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2017.101.02.

A Terapia de Exposição é um tratamento padrão-ouro para o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), na qual os pacientes confrontam gradualmente as memórias traumáticas por meio de imagens mentais. A Terapia de Exposição por Realidade Virtual é uma alternativa para aqueles que têm dificuldades na formação das imagens mentais. Embora a maioria dos cenários de Realidade Virtual seja de guerra ou acidentes, no Brasil, a maior parte dos eventos traumáticos está relacionado com a violência urbana. OBJETIVO: Avaliar a qualidade do cenário do Banco Virtual por meio de um estudo de caso piloto com uma bancária com TEPT, através de um protocolo de terapia cognitivo comportamental. MÉTODO: Uma bancária diagnosticada com TEPT pela Entrevista Clínica Estruturada para o DSM-IV (SCID) foi atendida em um protocolo de Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) incluindo a Terapia de Exposição por Realidade Virtual. Os sintomas foram investigados por meio dos Inventários Beck de Ansiedade e Depressão, o Inventário de Cognições Pós-traumáticas e o Instrumento para Rastreio de Sintomas Pós-traumáticos. O protocolo foi composto por 16 sessões divididas em três blocos: (i) psicoeducação; (ii) exposição; e (iii) reestruturação cognitiva e prevenção à recaída. Foram conduzidas reavaliações ao final de cada bloco. A sensação de presença foi medida por meio do Questionário de Presença (QP). RESULTADOS: A paciente apresentou redução de no mínimo 60% em todos os instrumentos e não fechava critério para TEPT ao final do tratamento. A maior redução nos sintomas de TEPT ocorreu após a exposição (-44,8%). A média do QP foi de 5,24. CONCLUSÕES: O protocolo foi efetivo na redução de todas as medidas nesse estudo de caso. A qualidade do Banco Virtual foi satisfatória. Os resultados são promissores e semelhantes aos de outros estudos de caso inovadores que usaram ERV para o TEPT.

Palavras-chave : Transtorno de Estresse Pós-Traumático; Terapia Cognitivo Comportamental; Realidade Virtual; Terapia de Exposição.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License