SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Virtual reality exposure therapy for posttraumatic stress disorder of bank employees: a case study with the virtual bankClinical studies in psychodynamic psychotherapy: a systematic review of follow-ups interventions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

SCHAEFER, Márcia Pinheiro  and  DONELLI, Tagma Marina Schneider. Psicoterapia mãe-bebê: uma intervenção no contexto da prematuridade. Contextos Clínic [online]. 2017, vol.10, n.1, pp. 33-47. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2017.101.03.

Este estudo descritivo e exploratório visou descrever uma intervenção psicoterápica realizada com duas duplas mãe-bebê prematuro, durante a internação em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), compreendendo sua repercussão na capacidade de mentalização materna e na interação mãe-bebê. Obtiveram-se os dados através da Ficha de Dados Sociodemográficos e Clínicos, da Entrevista de História de Vida da Mãe, da Filmagem de Interação Livre Mãe-Bebê, da Entrevista de História da Internação e do registro das intervenções. Efetivou-se uma análise qualitativa através de quatro eixos temáticos: (a) o ambiente das intervenções; (b) o período inicial, de observação e interação mãe-bebê; (c) o período final, de comunicação entre mãe e pesquisadora; e (d) percepções maternas sobre a intervenção. Os resultados indicaram que a intervenção gerou mudanças na capacidade de mentalização materna e aumentou sua sensibilidade quanto às necessidades iniciais do bebê, repercutindo positivamente na interação mãe-bebê. Concluiu-se que o estudo contribuiu para a viabilidade da aplicação de intervenções estruturadas centradas nas relações iniciais mães-bebês prematuros em UTIN.

Keywords : intervenção; prematuridade; mentalização; interação mãe-bebê.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License