SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Psicoterapia mãe-bebê: uma intervenção no contexto da prematuridadeImpacto de uma intervenção psicológica para atletas de futebol de categorias de base índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Contextos Clínicos

versión impresa ISSN 1983-3482

Resumen

COSTA, Camila Piva da; BASTOS, Andre Goettems; PADOAN, Carolina Stopinski  y  EIZIRIK, Cláudio Laks. Estudos clínicos em psicoterapia psicodinâmica: uma revisão do follow-up das intervenções. Contextos Clínic [online]. 2017, vol.10, n.1, pp. 48-59. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2017.101.04.

A efetividade de um tratamento costuma ser mensurada pela melhora clínica do paciente. No entanto, um fator importante a ser considerado é a manutenção dos resultados após o término do tratamento. Para isso, o follow-up é uma ferramenta relevante. O objetivo deste estudo foi revisar e analisar de forma sistemática os estudos de follow-up com intervenções clínicas em psicoterapia psicodinâmica de 2006 a 2016. As buscas foram feitas nas principais bases de dados com os seguintes descritores: psicoterapia psicodinâmica, resultado, follow-up e equivalentes. Vinte e sete artigos atenderam aos critérios de inclusão. Os estudos indicam que as psicoterapias são tratamentos efetivos não apenas durante o processo, mas que os resultados tendem a se manter após a alta do paciente. As conclusões indicam que, para avaliar a efetividade de tratamento, as medidas de follow-up devem ser consideradas. Nos estudos que comparavam a efetividade entre modelos de psicoterapia, foi visto que, na maioria dos casos, não existem diferenças significativas entre os grupos, ou seja, os pacientes apresentam melhora independentemente do tipo de psicoterapia. No entanto, evidenciou-se que os modelos de tratamento de longo prazo tendem a apresentar maiores taxas de manutenção da melhora no período após a alta. A manutenção dos resultados do tratamento em longo prazo parece ser um indicativo clínico relevante para ser considerado quando da indicação de tratamento.

Palabras clave : follow-up; psicoterapia psicodinâmica; efetividade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License