SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Estudos clínicos em psicoterapia psicodinâmica: uma revisão do follow-up das intervençõesResultados preliminares do Programa PRHAVIDA em crianças com escores clínicos de ansiedade, depressão e estresse índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

LINDERN, Daniele et al. Impacto de uma intervenção psicológica para atletas de futebol de categorias de base. Contextos Clínic [online]. 2017, vol.10, n.1, pp. 60-73. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2017.101.05.

Este estudo teve como objetivo desenvolver uma intervenção baseada na Terapia Cognitivo-Comportamental e na Psicologia Positiva para atletas de futebol de alto rendimento, com idades entre 15 e 16 anos. Vinte atletas provenientes das categorias de base de um clube de futebol da região Sul do Brasil foram alocados em um grupo de intervenção (n=10) e um grupo de comparação (n=10). Ambos os grupos foram avaliados antes e após a intervenção em suas habilidades sociais e de coping, ansiedade, satisfação de vida e afetos positivos e negativos. O grupo de comparação não passou por nenhuma forma de intervenção. Os atletas do grupo de intervenção apresentaram diferença significativa nas habilidades de coping "Desempenho sob pressão", "Confiança" e "Liberdade de preocupações", e aumento significativo da frequência total das habilidades sociais, bem como da habilidade "Abordagem afetiva" após a intervenção. Não houve diferença significativa pós-intervenção entre os grupos de intervenção e comparação. A importância de intervenções preventivas voltadas para a promoção de saúde para jogadores de futebol é enfatizada.

Palavras-chave : Psicologia Clínica; futebol; estudos de intervenção; Terapia Cognitiva; Psicologia Positiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License