SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Impacto de uma intervenção psicológica para atletas de futebol de categorias de baseAvaliação e intervenção para o medo e fobia de dirigir: revisão da literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Contextos Clínicos

versión impresa ISSN 1983-3482

Resumen

NARDI, Patrícia Cavalari; FERREIRA, Isabela Maria Freitas  y  NEUFELD, Carmem Beatriz. Resultados preliminares do Programa PRHAVIDA em crianças com escores clínicos de ansiedade, depressão e estresse. Contextos Clínic [online]. 2017, vol.10, n.1, pp. 74-84. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2017.101.06.

A infância é uma fase repleta de desafios. As crianças passam por diversas situações, positivas e negativas, que requerem delas recursos para enfrentá-las. Quando os eventos se tornam opressivos, elas podem não estar preparadas para a resolução de conflitos, acarretando sintomas psicológicos como ansiedade, estresse e depressão. Uma alternativa para lidar com os desafios da infância são as intervenções embasadas na abordagem Cognitivo-Comportamental, destinadas a promover saúde mental com enfoque nas habilidades sociais e de vida. Este artigo objetiva apresentar e avaliar os resultados preliminares da aplicação do Programa de Promoção de Habilidades para a Vida (PRHAVIDA) em crianças com escores clínicos de ansiedade, depressão e estresse. Participaram 16 crianças de 8 a 10 anos. Os instrumentos utilizados foram: Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças, Escala de Stress Infantil e Children's Depression Inventory. O estudo envolveu o delineamento pré-experimental com aplicação dos instrumentos antes e após o programa. Como resultados, encontrou-se uma redução estatisticamente significativa dos escores de depressão no pós-teste quando comparados ao pré-teste. Não foram encontradas diferenças nos escores de ansiedade e estresse. O estudo levanta hipóteses de que são necessários ajustes no programa para atender a demanda das crianças com sintomatologia de ansiedade e estresse. No entanto, o programa tem efeitos positivos para sintomas de depressão infantil e, consequentemente, contribui para o desenvolvimento saudável das crianças, bem como atende seu objetivo de ser promotor de saúde mental infantil.

Palabras clave : promoção em saúde mental infantil; habilidades de vida; terapia cognitiva-comportamental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License