SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Assessment and intervention for fear and phobia of driving: literature reviewSystematic review of intervention programs to reduce children's aggressive behavior author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

LIMBERGER, Jéssica; TRINTIN-RODRIGUES, Vanessa; HARTMANN, Bruna  and  ANDRETTA, Ilana. Treinamento em habilidades sociais para usuários de drogas: revisão sistemática da literatura. Contextos Clínic [online]. 2017, vol.10, n.1, pp. 99-109. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2017.101.08.

A literatura descreve que usuários de drogas apresentam baixos escores em habilidades sociais e que estas podem ser desenvolvidas através do Treinamento em Habilidades Sociais (THS). Entretanto, carecem de sistematizações sobre tal intervenção no contexto nacional e internacional. Dessa forma, objetiva-se identificar estudos empíricos sobre o THS para usuários de drogas em tratamento, analisando como a intervenção vem sendo utilizada, principais benefícios e eventuais limitações de sua aplicação com esse público. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura nas bases de dados Medline Complete, Scopus, IBECS, Index Psi e LILACS. Foram utilizados os descritores e operadores booleanos "social skills" AND "training" AND "substance-related disorders". Foram incluídos cinco artigos que contemplaram os critérios de inclusão: ser artigo empírico, ter como público-alvo pessoas com transtorno por uso de substância e ter utilizado o THS no tratamento do uso de drogas. Observou-se que a intervenção vem sendo realizada de maneira complementar a outras técnicas, mostrando-se benéfica no aumento das habilidades sociais em usuários de drogas. Todavia, a maioria dos estudos não apresentou resultados que fossem exclusivos do THS, carecendo de instrumentos específicos para a avaliação das HS. Tal questão implica na necessidade de estudos que identifiquem os efeitos do THS e descrevam detalhadamente seus procedimentos.

Keywords : habilidades sociais; treinamento; transtorno relacionado ao uso de substâncias.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License