SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Avaliação e intervenção para o medo e fobia de dirigir: revisão da literaturaRevisão sistemática sobre programas de intervenção para redução de comportamentos agressivos infantis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Contextos Clínicos

versión impresa ISSN 1983-3482

Resumen

LIMBERGER, Jéssica; TRINTIN-RODRIGUES, Vanessa; HARTMANN, Bruna  y  ANDRETTA, Ilana. Treinamento em habilidades sociais para usuários de drogas: revisão sistemática da literatura. Contextos Clínic [online]. 2017, vol.10, n.1, pp. 99-109. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2017.101.08.

A literatura descreve que usuários de drogas apresentam baixos escores em habilidades sociais e que estas podem ser desenvolvidas através do Treinamento em Habilidades Sociais (THS). Entretanto, carecem de sistematizações sobre tal intervenção no contexto nacional e internacional. Dessa forma, objetiva-se identificar estudos empíricos sobre o THS para usuários de drogas em tratamento, analisando como a intervenção vem sendo utilizada, principais benefícios e eventuais limitações de sua aplicação com esse público. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura nas bases de dados Medline Complete, Scopus, IBECS, Index Psi e LILACS. Foram utilizados os descritores e operadores booleanos "social skills" AND "training" AND "substance-related disorders". Foram incluídos cinco artigos que contemplaram os critérios de inclusão: ser artigo empírico, ter como público-alvo pessoas com transtorno por uso de substância e ter utilizado o THS no tratamento do uso de drogas. Observou-se que a intervenção vem sendo realizada de maneira complementar a outras técnicas, mostrando-se benéfica no aumento das habilidades sociais em usuários de drogas. Todavia, a maioria dos estudos não apresentou resultados que fossem exclusivos do THS, carecendo de instrumentos específicos para a avaliação das HS. Tal questão implica na necessidade de estudos que identifiquem os efeitos do THS e descrevam detalhadamente seus procedimentos.

Palabras clave : habilidades sociais; treinamento; transtorno relacionado ao uso de substâncias.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License