SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Treinamento em habilidades sociais para usuários de drogas: revisão sistemática da literaturaImpacto da relação terapêutica na efetividade do tratamento: o que dizem as metanálises? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

LANDIM, Ilana  e  BORSA, Juliane Callegaro. Revisão sistemática sobre programas de intervenção para redução de comportamentos agressivos infantis. Contextos Clínic [online]. 2017, vol.10, n.1, pp. 110-129. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2017.101.09.

Os comportamentos agressivos infantis tornam-se preocupantes na medida em que sinalizam possíveis ocorrências de outros transtornos disruptivos, dificuldades em relacionamentos com pares, escola e pais, além de baixo repertório de habilidades sociais. Em decorrência disso, as intervenções preventivas podem ser realizadas com fins de redução de danos e ampliação do repertório de comportamentos pró-sociais. Este estudo teve como objetivo identificar na literatura intervenções em grupo para minimizar e prevenir comportamentos agressivos em crianças entre 6 e 12 anos, nos anos de 2006 a 2016, nas bases de dados eletrônicas PsycINFO, PubMed e LILACS. Após a busca nas bases de dados, bem como a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 22 artigos, os quais foram analisados a partir das seguintes categorias: aspectos gerais do estudo, estratégias e técnicas interventivas e avaliação de efetividade dos programas. Os resultados indicaram que foram realizados poucos estudos com foco exclusivo na redução e prevenção de comportamentos agressivos no cenário internacional e brasileiro. Os programas também apresentaram amostras pouco representativas, falta de evidências de efetividade, baixo rigor metodológico nas avaliações, uso de instrumentos pouco precisos e dificuldades quanto à generalização de resultados. Essa revisão sistemática apontou, então, a necessidade de maior esforço científico para buscar empiricamente a efetividade de intervenções com foco na redução dos comportamentos agressivos em crianças.

Palavras-chave : comportamentos agressivos; criança; intervenção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License