SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Revisão sistemática sobre programas de intervenção para redução de comportamentos agressivos infantis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

PIETA, Maria Adélia Minghelli  e  GOMES, William Barbosa. Impacto da relação terapêutica na efetividade do tratamento: o que dizem as metanálises?. Contextos Clínic [online]. 2017, vol.10, n.1, pp. 130-143. ISSN 1983-3482.

O presente artigo traz um exame das metanálises em aliança terapêutica, com atenção à sua pertinência para o sucesso do tratamento. Primeiro, caracteriza o conceito de aliança, definida como a mutualidade expressiva de sentimentos e atitudes entre terapeuta e paciente, para diferenciá-la de transferência (repetição de padrões comunicacionais anteriores) e de relação real (autenticidade ou assertividade na relação), e, após, discorre sobre medidas de aliança. Segundo, revisa metanálises em aliança e resultados, destacando os elementos preditores de uma relação terapêutica de boa qualidade. As metanálises apontam para um novo patamar na pesquisa e na prática psicoterapêutica, focalizada na efetividade do tratamento, e pouco interessada nas tradicionais divergências entre abordagens. Enfatiza-se que os serviços psicológicos sejam oferecidos em padrões éticos elevados e sustentados por evidências.

Palavras-chave : aliança; psicoterapia; resultados.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License