SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Percepção materna acerca das práticas educativas coercitivas e a transmissão de modelos familiares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Contextos Clínicos

versión impresa ISSN 1983-3482

Resumen

FERNANDES, Luan Flávia Barufi; SILVARES, Edwiges Ferreira de Mattos  y  MIYAZAKI, Maria Cristina de Oliveira Santos. Caracterização da população atendida em ambulatório de psicologia da saúde de um hospital-escola. Contextos Clínic [online]. 2017, vol.10, n.2, pp. 145-156. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2017.102.01.

O objetivo do presente estudo é caracterizar a população atendida no ambulatório de um Serviço de Psicologia de um hospital-escola, durante um ano de atividades institucionais. Este ambulatório apresenta características de funcionamento similares às de um serviço de atendimento clínico em psicologia. Para caracterizar esta clientela, foi realizada análise dos prontuários dos pacientes atendidos pelo serviço. A amostra foi composta por 843 usuários. Os resultados indicaram a prevalência dos seguintes perfis: 73 crianças e adolescentes, do sexo feminino (59,2%), 11 anos (em média), 69,4% com ensino fundamental, que foram avaliados psicologicamente e com queixa de ansiedade/depressão; 770 adultos, com 37,2 anos (em média); do sexo feminino (60,5%), casado (59,6%), com ensino fundamental incompleto, avaliados psicologicamente para realizar procedimentos médicos contraceptivos. Os dados obtidos foram discutidos com a equipe de psicólogos do serviço e foram sugeridas algumas orientações para aprimorar o atendimento à clientela.

Palabras clave : psicologia da saúde; formação do psicólogo; demografia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License