SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Characterization of the population served in a psychology ambulatory of a hospital-schoolArticulation between psychodrama and gestalt therapy as a possibility of exchanges from psychoterapists' perspectives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

PINTO, Luízha Asmuz Pereira de Aguiar  and  COLOSSI, Patrícia Manozzo. Percepção materna acerca das práticas educativas coercitivas e a transmissão de modelos familiares. Contextos Clínic [online]. 2017, vol.10, n.2, pp. 157-171. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2017.102.02.

As práticas educativas consistem nas diversas possibilidades de estratégias utilizadas pelos pais com o objetivo de orientar o comportamento dos filhos. Tais práticas podem ser consideradas um fator preditor para o comportamento do indivíduo, uma vez que as pessoas tendem a repetir os padrões de educação aprendidos com os cuidadores da infância. Dessa forma, esta pesquisa buscou analisar a percepção de mães acerca das práticas educativas coercitivas utilizadas na educação dos filhos e como as suas experiências da família de origem se expressam na forma de educá-los. Para isso, realizou-se uma investigação qualitativa, por meio de estudos de caso, com três mulheres residentes em um município da serra gaúcha. A análise dos dados baseou-se na compreensão dinâmica dos casos, a partir da síntese de casos cruzados, baseada na teoria familiar sistêmica. As práticas educativas utilizadas pelas mães revelaram-se marcadas pela influência de suas experiências da infância, e os resultados demonstram a importância de ampliar o conhecimento dos pais acerca das práticas educativas e da influência negativa das punições corporais.

Keywords : família; transgeracionalidade; práticas educativas; coerção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License