SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Caracterização da população atendida em ambulatório de psicologia da saúde de um hospital-escolaArticulação entre o psicodrama e a gestalt-terapia como uma possibilidade de intercâmbios a partir do olhar de psicoterapeutas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

PINTO, Luízha Asmuz Pereira de Aguiar  e  COLOSSI, Patrícia Manozzo. Percepção materna acerca das práticas educativas coercitivas e a transmissão de modelos familiares. Contextos Clínic [online]. 2017, vol.10, n.2, pp. 157-171. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2017.102.02.

As práticas educativas consistem nas diversas possibilidades de estratégias utilizadas pelos pais com o objetivo de orientar o comportamento dos filhos. Tais práticas podem ser consideradas um fator preditor para o comportamento do indivíduo, uma vez que as pessoas tendem a repetir os padrões de educação aprendidos com os cuidadores da infância. Dessa forma, esta pesquisa buscou analisar a percepção de mães acerca das práticas educativas coercitivas utilizadas na educação dos filhos e como as suas experiências da família de origem se expressam na forma de educá-los. Para isso, realizou-se uma investigação qualitativa, por meio de estudos de caso, com três mulheres residentes em um município da serra gaúcha. A análise dos dados baseou-se na compreensão dinâmica dos casos, a partir da síntese de casos cruzados, baseada na teoria familiar sistêmica. As práticas educativas utilizadas pelas mães revelaram-se marcadas pela influência de suas experiências da infância, e os resultados demonstram a importância de ampliar o conhecimento dos pais acerca das práticas educativas e da influência negativa das punições corporais.

Palavras-chave : família; transgeracionalidade; práticas educativas; coerção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License