SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Percepção materna acerca das práticas educativas coercitivas e a transmissão de modelos familiaresO recasamento: o papel da madrasta e sua relação com os enteados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Contextos Clínicos

versión impresa ISSN 1983-3482

Resumen

VIEIRA, Érico Douglas  y  VANDENBERGHE, Luc. Articulação entre o psicodrama e a gestalt-terapia como uma possibilidade de intercâmbios a partir do olhar de psicoterapeutas. Contextos Clínic [online]. 2017, vol.10, n.2, pp. 172-184. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2017.102.03.

A diversidade epistemológica das psicoterapias suscita questionamentos quanto à forma de articulação entre os diversos saberes. Apesar da crescente preocupação em mapear as possibilidades de comunicação entre as abordagens, permanecem dúvidas sobre o escopo da integração e sobre critérios seguros para a realização de diálogos interdisciplinares. Este artigo objetivou examinar possíveis benefícios e caminhos para a integração entre o Psicodrama e a Gestalt-terapia, considerando as afinidades epistemológicas entre elas, a partir da ótica de 22 profissionais de ambas as abordagens. Foram realizadas entrevistas cujo conteúdo indicou um enaltecimento ao exercício da interdisciplinaridade na psicoterapia, além de fornecer caminhos claros para as integrações, diferentes do que está descrito na literatura. De uma análise pautada nos preceitos da Teoria Fundamentada, emergiu a ideia de que estudar outras teorias aumenta a sensação de segurança e de competência do profissional em face de realidades complexas encontradas no consultório. A consciência de que ambas as abordagens se desenvolveram historicamente graças a migrações de conceitos fomenta a esperança de que novos impasses possam ser superados pelos diálogos interdisciplinares. A articulação do diálogo integrativo deve ser norteada pela proximidade epistemológica entre as teorias, pelos imperativos clínicos do terapeuta e pelas exigências das situações práticas no consultório. O estudo sugere a necessidade de uma mudança no campo das psicoterapias no sentido de uma maior comunicação entre as abordagens.

Palabras clave : Gestalt-terapia; Psicodrama; interdisciplinaridade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License