SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2O recasamento: o papel da madrasta e sua relação com os enteadosO delírio e sua função em um caso de psicose índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

FARIAS, Camila Peixoto; QUINTANA, Alberto Manuel  e  OLESIAK, Luísa da Rosa. Patologias alimentares: um desafio interdisciplinar. Contextos Clínic [online]. 2017, vol.10, n.2, pp. 197-208. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2017.102.05.

Na clínica psicanalítica atual, bem como nos diversos serviços de atenção à saúde, temos nos deparado com significativa incidência de patologias alimentares. Nesse contexto, ganham destaque os efeitos violentos do sofrimento psíquico sobre o corpo e sobre o comportamento, o que evidencia a importância do trabalho interdisciplinar nesses casos. Neste estudo, objetivou-se conhecer como médicos e nutricionistas pensam o trabalho interdisciplinar que o tratamento das patologias alimentares exige. A coleta de dados foi realizada em um hospital universitário do interior do Rio Grande do Sul. Realizou-se um total de 18 entrevistas individuais semiestruturadas com médicos e nutricionistas. Todas as entrevistas foram exploradas a partir da análise de conteúdo, o que possibilitou o levantamento de questões fundamentais, discutidas sob a perspectiva da Psicanálise. As determinações da Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde que normatiza as condições das pesquisas que envolvem seres humanos foram respeitadas. A análise das entrevistas conduziu à interdisciplinaridade como eixo principal em torno do qual os dados foram discutidos. Os aspectos que se destacaram são a valorização do trabalho interdisciplinar, o desafio de dialogar com profissionais que trabalham com diferentes concepções de corpo, a formação precária e a preponderância do cuidado fragmentado.

Palavras-chave : anorexia; bulimia; psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License