SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Patologias alimentares: um desafio interdisciplinarO pedaço 'nosso' de cada sessão: um relato de experiência em psicanálise da clínica Borderline índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

CARVALHO, Isalena Santos  e  CHATELARD, Daniela Scheinkman. O delírio e sua função em um caso de psicose. Contextos Clínic [online]. 2017, vol.10, n.2, pp. 209-220. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2017.102.06.

Na psicose, há um sujeito da linguagem, que, através do delírio, tenta reconstruir para si algum lugar possível de existência no mundo. Assim, é a função do delírio na psicose que o presente trabalho discute por meio do caso de uma paciente atendida em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da Ilha do Maranhão (MA). A discussão se pauta nas teorizações de Freud e, especificamente, de Lacan, sobre a clínica das psicoses. São contextualizadas as histórias de vida e de inserção no CAPS da paciente, de modo a abordar o desenvolvimento do delírio nesse percurso. Discute-se como da relação com um pai-de-santo à expectativa de envolvimento com um pastor, há uma tentativa de suplência do significante Nome-do-Pai. A construção delirante fornece um nexo às questões da paciente. A ausência de uma necessária escuta do delírio interfere na avaliação pela equipe de seu trabalho diante do endereçamento que o paciente faz à instituição de saúde mental.

Palavras-chave : psicose; delírio; significante Nome-do-Pai.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License