SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2O delírio e sua função em um caso de psicoseAs dimensões da comunicação na obra freudiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

MUELLER, Andressa  e  CASTRO, Rosana Cecchini de. O pedaço 'nosso' de cada sessão: um relato de experiência em psicanálise da clínica Borderline. Contextos Clínic [online]. 2017, vol.10, n.2, pp. 221-234. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2017.102.07.

O presente artigo (relato de experiência) traz a vivência e os desdobramentos de um percurso inerente à formação em psicologia, consolidada pelo estágio profissional e, nesse caso, pela atuação clínica psicanalítica. Por meio de um relato da experiência clínica, a terapeuta e o seu grupo de supervisão de casos clínicos analisam a direção, a manifestação e a intensidade de sintomas que sugeriram tratar-se de uma manifestação psicopatológica dos estados limítrofes (Borderline) identificados pela relação entre a díade. Todo o processo do vínculo e da dinâmica sobre o qual o grupo se debruçou foi imbricado pelo período de aproximadamente um ano e meio de atendimento psicoterapêutico, em que não só os aspectos transferenciais foram observados, mas, sobretudo, os aspectos contratransferenciais, entre os quais pôde se observar, através da dinâmica psíquica incipiente da paciente, a convocação à terapeuta para regredi-la aos estágios de dependência, a fim de lhe ofertar uma espécie de maternagem. Esse processo necessita de auxílio reflexivo, com o qual se promova atenção à saúde, tanto da dupla terapêutica como do próprio vínculo, para dele seguir promovendo qualidade no processo terapêutico. Tal auxílio reflexivo é a própria supervisão de casos clínicos. O relato surge como uma forma de sistematizar e racionalizar essa experiência intensa e inominável vivenciada, para ascender à reflexão, transformando a experiência em conhecimento.

Palavras-chave : clínica Borderline; relato de experiência; estágio profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License