SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2O pedaço 'nosso' de cada sessão: um relato de experiência em psicanálise da clínica BorderlineCorpo e ficção: os desdobramentos da relação eu-outro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

MELO, Cidiane Vaz; MAGALHAES, Andrea Seixas; CARNEIRO, Terezinha Féres  e  MACHADO, Rebeca Nonato. As dimensões da comunicação na obra freudiana. Contextos Clínic [online]. 2017, vol.10, n.2, pp. 235-246. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2017.102.08.

A noção de comunicação na teoria psicanalítica apresenta-se ampla, abrangente e de difícil delimitação, tornando pertinentes reflexões e aprofundamentos acerca dessa temática. A comunicação traz em seu escopo a questão da intersubjetividade, uma vez que se origina, se mantém e se desenvolve no vínculo com o outro. Neste trabalho, tem-se por objetivo discutir as ideias de Freud relacionadas com a comunicação, buscando explorar as construções tecidas por ele sobre esse tema, desde um ponto de vista eminentemente intrassubjetivo até considerações que apontam para os primórdios de uma teoria da intersubjetividade. Para tanto, foram destacados artigos da obra de Freud nos quais a temática da comunicação foi abordada. Da investigação teórica dos textos freudianos, emergiram categorias de análise dentre as quais, para a apresentação neste trabalho, foram selecionadas as seguintes: a comunicação como apelo ao outro; a comunicação entre instâncias; a comunicação no tratamento e a comunicação como trabalho psíquico intersubjetivo.

Palavras-chave : comunicação; intersubjetividade; psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License