SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Corpo e ficção: os desdobramentos da relação eu-outroDesenvolvimento emocional de crianças que vivenciaram o processo adotivo: revisão integrativa da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

NEVES, Tiago Iwasawa  e  SANTOS, Andreza Silva dos. A direção da cura na clínica lacaniana das psicoses. Contextos Clínic [online]. 2017, vol.10, n.2, pp. 257-267. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2017.102.10.

O objetivo deste artigo é problematizar o conceito de cura a partir de referenciais psicanalíticos lacanianos, tomando a clínica das psicoses como campo de questionamento sobre a consistência e as possibilidades desse conceito. É um trabalho que se justifica pela importância da compreensão da cura na orientação de um tratamento, já que ela se apresenta como a responsável por fundamentar os diferentes meios de abordagem na clínica. Partimos da discussão proposta por Georges Canguilhem em "O normal e o patológico" e de uma definição breve dos conceitos de saúde e doença, procurando demonstrar como esse autor propõe uma perspectiva de cura aberta às possibilidades do sujeito, e não enquanto meta objetiva do saber médico e científico. Em seguida, apresentamos a teorização psicanalítica sobre a psicose a partir das obras de Freud e de Lacan, procurando articular uma direção clínica da cura compatível com a proposta de Canguilhem. Concluímos com uma defesa da ética da psicanálise como contraponto aos desenvolvimentos clínicos normatizantes da atualidade, buscando especificar a clínica psicanalítica como uma clínica que toma como único referencial o sujeito.

Palavras-chave : psicose; psicanálise; cura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License